Esta sexta-feira é dia da última viagem da equipe do FUNCEB ITINERANTE antes do retorno a Salvador. A cidade que encerra a lista de encontros realizados nesta edição é Serrinha, no Território de Identidade do Sisal, que é composto por mais 19 municípios: Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano e Valente. A região sisaleira, localizada no semiárido baiano, se estende por uma área de mais de 20.000 km², onde vivem cerca de 580 mil habitantes.
O Sisal tem tradições como o Reisado, o Boi Roubado, a literatura de cordel, grupos de cantiga de roda como o Cantadeiras do Sisal, as chulas, os sambas rurais e a Festa da Quixabeira. Importantes eventos históricos ocorreram no Território, como a passagem dos cangaceiros de Lampião, da Coluna Prestes e dos seguidores de Antônio Conselheiro, deixando marcas no imaginário popular. A cultura urbana e afrobrasileira também tem espaço, a exemplo do reggae, hip hop, grafite e capoeira.
Toda a comunidade cultural da região está convidada a comparecer ao nosso encontro, que acontece no sábado, 1º de junho, das 9 às 18 horas, na Filarmônica 30 de Junho. Confirme sua participação pelo Facebook!
[Vídeo produzido pela Secretaria do Planejamento do Governo do Estado da Bahia]
Nenhum comentário:
Postar um comentário