O Território do Baixo Sul é também formado pelos municípios de Gandu, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Aratuípe, Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. Com uma população estimada em 336 mil habitantes e extensão de 7.168 km², o Território se distingue economicamente pela pesca e aquicultura, além do cultivo de dendê, cravo, piaçava e guaraná. Várias cidades do Baixo Sul são polos turísticos importantes da Bahia, devido à predominância de praias, ilhas, rios, cachoeiras e reservas remanescentes da Mata Atlântica.
Dentre as manifestações culturais da região, destacam-se o Zambiapunga, o Arguidá, a Barquinha, o Boi Bumbá ou Boi Janeiro, a Zabelinha, os Ternos de Reis, a Marujada e o Pau de Fita, dentre outras. O artesanato cerâmico, de coco, madeira, palha e piaçava também é bem característico desse território, que ainda tem expressividade em linguagens artísticas como as artes visuais, dança, teatro, música e literatura.
Toda a comunidade cultural deste Território está convidada a comparecer ao nosso encontro, que acontece nesta segunda-feira, 20 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro de Cultura Olivia Barradas, em Valença. Confirme sua participação pelo Facebook!
[Vídeo produzido pela Secretaria do Planejamento do Governo do Estado da Bahia]