sexta-feira, 24 de maio de 2013

Itapetinga recebeu o terceiro encontro do FUNCEB ITINERANTE 2013

A passagem do FUNCEB ITINERANTE 2013 pelo Território de Identidade do Médio Sudoeste aconteceu na cidade de Itapetinga, na Escola Alfredo Dutra, nesta sexta-feira, 24 de maio. Um grupo de cerca de 30 pessoas representaram a produção artístico-cultural da região, com cidadãos da própria Itapetinga e das cidades de Iguaí e Itambé, também do Médio Sudoeste, e de Vitória da Conquista, do território de mesmo nome. O início do encontro foi abrilhantado com apresentação do coral da terceira idade do projeto Espalhando Artes, da Fundação Movimento de Corais Canto das Artes, sob regência de Leniza Souza Santos.

Equipe da FUNCEB e comunidade artística de Itapetinga e de mais três cidades frente a frente
[Foto por Alex Oliveira]

Artistas como o violeiro João do Campo, que reside na área rural e já participou de diversas Conferências de Cultura, e Agnelo Nunes, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itapetinga e da Filarmônica 12 de Dezembro, foram exemplos de como a comunidade artística local demonstra comprometimento político e social em suas atuações culturais. Esta foi uma das questões mais debatidas durante o diálogo estabelecido, que trouxe ricos depoimentos que expressaram como as tradições populares da região são mantidas e têm influência sobre a produção artística. O viés institucional e político, sobre responsabilidades dos poderes municipal, estadual e federal, bem como da sociedade civil, foi destaque. A conversa deu espaço ao compartilhamento de experiências e reflexões.

Destaque do debate foi a questão política da Cultura e as responsabilidades do poder público e da sociedade civil
[Foto por Alex Oliveira]

À tarde, mais uma apresentação foi feita dos mecanismos de apoio a projetos artístico-culturais promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de os participantes terem orientações e tirarem dúvidas sobre eles. Depois, foram formados grupos de conversa por setor, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens. No encerramento do encontro, a Fundação Movimento de Corais Canto das Artes e sua regente Leniza Souza Santos retornaram, desta vez com a sua Orquestra Jovem.