Nesta terça-feira, 21 de maio, partiremos de Valença, no Baixo Sul da Bahia, para Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, território também formado pelos municípios de Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itapebi, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália. A previsão é de uma viagem de nove horas de duração.
Pouco mais de 343 mil habitantes ocupam uma área de cerca de 12.000 km², cercada de belas paisagens naturais. Tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, a Costa do Descobrimento é um dos maiores atrativos turísticos brasileiros. O território recebeu esse nome por ter sido, segundo a versão oficial da História do Brasil, o primeiro local onde os navegadores portugueses atracaram em 1500.
A riqueza do patrimônio arquitetônico e histórico, visível nos marcos e museus cobertos e a céu aberto, é uma grande característica desse território onde as manifestações culturais espelham a influência das três principais etnias formadoras do povo brasileiro, das edificações coloniais portuguesas aos artesanato indígena.
Toda a comunidade cultural deste Território está convidada a comparecer ao nosso encontro, que acontece na quarta-feira, 22 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro de Cultura de Porto Seguro. Confirme sua participação pelo Facebook!
[Vídeo produzido pela Secretaria do Planejamento do Governo do Estado da Bahia]