segunda-feira, 20 de maio de 2013

FUNCEB ITINERANTE em Valença abriu a edição 2013

Nesta segunda-feira, 20 de maio, a edição 2013 do FUNCEB ITINERANTE foi iniciada com o encontro realizado no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, representando o Território do Baixo Sul da Bahia. Cerca de 40 pessoas compareceram ao evento e fizeram desta estreia um pontapé estimulante do projeto: durante todo o dia, a participação dos presentes foi intensa, trazendo questões relevantes que irão contribuir para a concepção das ações da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). Entre as pautas, estiveram os editais e mecanismos de apoio, critérios de seleção nestes concursos, formação e qualificação de artistas e políticas culturais de Estado, para além de governos e gestores, que garantam a continuidade de projetos essenciais. Também foram temas importante os Sistemas de Cultura e as atribuições distintas e necessárias dos poderes municipal, estadual e federal.

A equipe da FUNCEB a postos para o diálogo com a comunidade artística local
[Foto por Alex Oliveira]

Reunindo artistas de todas as linguagens e gestores municipais, oriundos não apenas da cidade visitada, mas ainda de Cairu, também do Território do Baixo Sul, Ibirapintanga, do Litoral Sul, e Cruz das Almas, do Recôncavo, o evento foi aberto com uma performance poética do artista local Adriano Pereira, ator e produtor, que declamou o poema Ocupação Cultural, de Maria Cláudia Rodrigues. Depois, com o espaço aberto ao debate, as falas demonstraram as demandas da região e também incluíram sugestões diretas, objetivas, revelando clareza dos pleitos da classe artística local: investimento em formação continuada, capacitação de multiplicadores para qualificar artistas na elaboração de projetos, fornecimento dos pareceres de propostas inscritas em seleções públicas como parte de um processo de instrução e orientação para seus proponentes, entre outras.

No turno vespertino, foi feita uma apresentação dos mecanismos de apoio a projetos artístico-culturais promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de os participantes terem orientações e tirarem dúvidas sobre eles. Depois, foram formados grupos de conversa por setor, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens.

Cerca de 40 pessoas estiveram no encontro e formaram um grupo bastante participativo
[Foto por Alex Oliveira]