quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rumo ao penúltimo destino do FUNCEB ITINERANTE 2012: Paulo Afonso

Nesta quarta-feira, a equipe do FUNCEB ITINERANTE volta à estrada, para o trajeto que nos levará de Jacobina, no Piemonte da Diamantina, para Paulo Afonso, o penúltimo destino desta viagem, localizado no Território Itaparica BA/PE, que compreende 13 municípios dos estados da Bahia e de Pernambuco. A porção baiana se estende por mais de 12.000 km² e inclui, além de Paulo Afonso, as cidades de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé e Rodelas, onde vivem cerca de 170 mil habitantes.

A maioria destas localidades é banhada pelo Rio São Francisco. A identidade cultural do território é heterogênea e tem como forte característica a presença da influência indígena, sobretudo dos grupos Pankararés e Tuxás. Outro referencial são as manifestações culturais que remetem ao cangaço, representado por seus mais expressivos personagens, Lampião e Maria Bonita. O artesanato é também uma grande marca da cultura da região, tanto a tecelagem quanto a produção em cerâmica, madeira, sementes, couro e palha. Situado na caatinga, o Itaparica BA/PE é repleto de pinturas rupestres, sítios arqueológicos, lagos naturais e artificiais, canyons e cachoeiras.

Toda a comunidade cultural da região está convidada a comparecer ao nosso encontro, que acontece na quinta-feira, 30 de maio, das 9 às 18 horas, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Confirme sua participação pelo Facebook!



[Vídeo produzido pela Secretaria do Planejamento do Governo do Estado da Bahia]