quinta-feira, 30 de maio de 2013

Paulo Afonso foi a sexta cidade visitada pelo FUNCEB ITINERANTE 2013

O penúltimo encontro do FUNCEB ITINERANTE 2013 foi realizado no Território de Identidade de Itaparica BA/PE, representando pela cidade de Paulo Afonso, nesta quinta-feira, 30 de maio, no Centro de Cultura Lindinalva Cabral. Cerca de 60 pessoas estiveram presentes para o diálogo com a equipe gestora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA). Depois da fala de abertura da diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke, a palavra ficou com a diretora de Cultura de Paulo Afonso e secretária da Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia (ADIMCBA), Glória Lira: “O grande salto desta gestão da Cultura do Estado foi quebrar as divisas e diminuir a quilometragem, deixando as Bahias cada vez mais próximas”, afirmou.

Comunidade artística e equipe da FUNCEB reunidas
[Foto por Alex Oliveira]

O debate aberto no turno matutino trouxe conteúdos bastante qualificados sobre a gestão pública para a Cultura. Entre as pautas, estiveram questões de formação em artes, inclusive acadêmica, e a necessidade de se investir em ações estruturantes que repercutam na estruturação de um cenário artístico sólido no interior. Uma questão indicada como problemática neste sentido é a tendência de que os artistas acabam precisando ir para a capital para terem acesso a cursos e a oportunidades de trabalho. O diálogo e a participação social, bem como a discussão sobre o papel do artista e do poder público – nos seus níveis municipal, estadual e federal –, também foi um tema levantado. Nesta perspectiva ampla de olhares sobre a Cultura e contextos compartilhados, para além de experiências individuais, também surgiram questionamentos sobre a lógica de gratuidade dos espetáculos apoiados pelo Estado e sobre quais esforços o governo está fazendo para transformar as escolas em ambientes culturais, que estimulem jovens para compreender e valorizar o setor.

Já à tarde, os presentes assistiram a uma apresentação sobre os mecanismos de apoio a projetos artístico-culturais promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de ter orientações e tirarem dúvidas sobre eles. Depois, foram formados grupos de conversa por setor, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens.

O encerramento do encontro foi brindado por belas apresentações. Primeiro, do poeta Fernando, que recitou poema sobre a cultura popular. Depois, Luan Almeida interpretou Das Vantagens de Ser Bobo, de Clarice Lispector. O ator João Bosco arrancou risadas com o personagem Seu Joaquim. Por fim, os grupos Igor Gnomo Group e Percussiclando trouxeram sua música vibrante, tão baiana quanto contemporânea.

Igor Gnomo Group e Percussiclando em ação
[Foto por Alex Oliveira]

Plateia assiste e aplaude as apresentações
[Foto por Alex Oliveira]

Veja abaixo vídeos destas performances:

O poeta Fernando recita poema sobre a cultura popular:


Luan Almeida interpreta Das Vantagens de Ser Bobo, de Clarice Lispector:


O ator João Bosco vive o personagem Seu Joaquim:


Por fim, o grande encontro dos grupos Igor Gnomo Group e Percussiclando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário