segunda-feira, 20 de maio de 2013

Encontros em Valença: Adriano Pereira

O primeiro encontro do FUNCEB ITINERANTE 2013 foi iniciado com uma apresentação do ator, produtor cultural e poeta Adriano Pereira, que declamou o poema Ocupação Cultural, de Maria Cláudia Rodrigues.



Adriano é o idealizador da Ocupação Cultural, sarau que reúne diversas linguagens artísticas, realizado mensalmente no Centro de Cultura Olívia Barradas, em Valença, e em espaços culturais e instituições da cidade e da região desde 2009, contabilizando mais de 50 edições. O valenciano integra o grupo OPECADO, responsável pela produção do espetáculo A Órfã do Rei, premiado na 1ª Chamada do Calendário das Artes em 2012 e convidado para integrar a programação do II Festival Internacional de Teatro e Artes em Luanda, em Angola. Em literatura, Adriano foi organizador e um dos autores da coletânea Novos Valencianos, além de ter publicado o livreto Terço Mariano e ter finalizado DezGraçasPoéticas, livro de poemas ainda não lançado. Na área de teatro, está em cartaz com o espetáculo Amares ao lado de Juliano Britto, com texto e direção de Otávio Mota, peça que chega ao Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, no dia 6 de junho. Após a apresentação, Adriano participa do lançamento de Derivados, mostra coletiva que reúne trabalhos em videoarte, pintura e instalações de artistas de Valença e região, previsto para 14 de junho, no Centro de Cultura Olívia Barradas. Ele participa com a instalação Nau Derivadas, que apresenta poemas de sua autoria colados em garrafas.

Adriano Pereira fez uma performance na abertura do FUNCEB ITINERANTE 2013, declamando poesia e expondo seu talento em teatro e literatura
[Foto por Alex Oliveira]