quarta-feira, 22 de maio de 2013

Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, foi a segunda cidade visitada no FUNCEB ITINERANTE 2013

Com a participação de mais de 60 pessoas da comunidade artística regional, o segundo encontro do FUNCEB ITINERANTE 2013 foi realizado neste 22 de maio, no Centro de Cultura de Porto Seguro, no Território da Costa do Descobrimento, que foi também representado por artistas que vieram dos municípios de Eunápolis, Itabela, Itagimirim e Santa Cruz Cabrália. Ainda marcaram presença cidadãos oriundos do Território do Extremo Sul da Bahia, que viajaram de Alcobaça e Teixeira de Freitas para estar no evento.

Comunidade artística de sete cidades do sul da Bahia estiveram presentes no encontro do FUNCEB ITINERANTE em Porto Seguro
[Foto por Alex Oliveira]

Depois da fala de abertura de Nehle Franke, diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Luís Otávio Borges, deu as boas-vindas e seu depoimento sobre a cena cultural da cidade. Outros diversos gestores municipais da região, dentre dirigentes culturais e vereadores, também se integraram ao encontro.

Com o debate aberto no turno matutino, destacaram-se as pautas de ampliação territorial de projetos que se centralizam em Salvador, facilitação de editais e mecanismos de apoio, investimento em ações que consolidem as gestões públicas de Cultura e da Educação, necessidade de qualificação de agentes para elaboração de projetos culturais e de formação e qualificação não apenas artística, mas também política.

Equipe gestora da FUNCEB a postos para o diálogo
[Foto por Alex Oliveira]

Já à tarde, a programação foi reiniciada com uma apresentação dos mecanismos de apoio a projetos artístico-culturais promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de os participantes terem orientações e tirarem dúvidas sobre eles. Depois, foram formados grupos de conversa por setor, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens.

No encerramento do encontro, artistas circenses presentearam a plateia: no palco do Centro, Chacoalha fez número de malabares e os irmãos Fakel – Rafael e Robson – apresentaram duo acrobático.