sábado, 1 de junho de 2013

Filarmônica 30 de Junho: patrimônio cultural de Serrinha

O encontro da equipe do FUNCEB ITINERANTE 2013 com artistas e membros da sociedade civil do Território do Sisal aconteceu na sede da Sociedade Recreativa e Cultural Filarmônica 30 de Junho, em Serrinha. Fundada em 1896, a entidade centenária oferece, semestralmente, cerca de 200 novas vagas para os cursos de instrumento e de canto, e mantém, além de uma filarmônica, orquestras de cordas e flautas e um coral. A 30 de Junho ainda promove oficinas de teatro e dança, e acesso a uma biblioteca com acervo estimado em 7 mil exemplares. Em 2008, foi instituída como Ponto de Cultura da Bahia. Em 2009, foi contemplada no Programa de Apoio às Filarmônicas do Estado da Bahia, iniciativa da FUNCEB.

A sede da centenária Filarmônica 30 de Junho
[Foto por Alex Oliveira]

Isaac Álvaro da Silva é presidente da Filarmônica desde 2003, mas participa efetivamente da instituição há mais de 30 anos. “Já nos apresentamos em um evento promovido pela UNICEF, no Projeto Música no Parque e com a NEOJIBA”, conta, orgulhoso. Isaac defende a criação de mecanismos que possibilitem a permanência dos aprendizes nas atividades da Filarmônica, que, segundo ele, são mantidas com recursos próprios.

O presidente Isaac Álvaro da Silva (topo esquerdo) e os jovens músicos Thays dos Santos, Chrislei Matos, Letícia Nascimento, Gabriel Nascimento e Lara Almeida
[Foto por Alex Oliveira]

A banda em ação
[Foto por Alex Oliveira]

Veja vídeo da apresentação da Filarmônica 30 de Junho na abertura do FUNCEB ITINERANTE em Serrinha:




Um comentário: