Neste sábado, 1º de junho, o FUNCEB ITINERANTE 2013 realizou seu último encontro: a cidade de Serrinha recebeu cerca de 40 artistas locais e oriundos das cidades de Biritinga, Conceição do Coité, Queimadas e Tucano, também pertencentes ao Território de Identidade do Sisal, além de Água Fria e Feira de Santana, do Portal do Sertão, na sede da Filarmônica 30 de Junho. Reunidos com a equipe gestora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), os presentes puderam registrar suas demandas e falar de suas atuações. Entre os participantes, estavam o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, e Carlos Alberto da Silva, do Conselho Municipal de Cultura.
|
Kuka Matos, assessor de Relações Institucionais da FUNCEB; Nehle Franke, diretora geral da FUNCEB; e Osni Cardoso, prefeito de Serrinha
[Foto por Alex Oliveira] |
Antes de a reunião começar, a banda anfitriã, a Filarmônica 30 de Junho, fez uma apresentação inicial, executando canções da música popular brasileira. Depois, durante toda a manhã, o debate trouxe questões do envolvimento da sociedade civil nas políticas públicas, registrando-se especialmente o fato de que ali estavam cidadãos não apenas do município visitado, mas de territórios agrupados na mesma região. Esta visão ampla de contextos foi reconhecida pela sua importância, sendo aquele momento mais que um encontro com a FUNCEB, mas entre eles próprios. Mobilizados pelo desenvolvimento cultural das cidades envolvidas, os participantes registraram valores e riquezas locais e colocaram o pleito pelo mapeamento, conhecimento e visibilidade do que se produz ali.
|
Cidadãos de sete cidades compareceram ao encontro
[Foto por Alex Oliveira] |
Também foi pauta de discussão a necessidade de ações formativas, inclusive introduzidas no sistema de educação formal. Segundo os presentes, isto não se restringiria a cursos e disciplinas da área, mas a uma preparação mais qualificada dos professores e escolas para que possam multiplicar conhecimentos sobre o que é Cultura, de forma ampla e consciente. Outros assuntos relevantes foram a construção do Sistema Estadual de Cultura e a Lei Orgânica da Cultura da Bahia.
|
A Lei Orgânica da Cultura da Bahia é discutida e distribuída para todos
[Foto por Alex Oliveira] |
Depois do intervalo de almoço, foi realizada mais uma apresentação sobre os mecanismos de apoio a projetos artístico-culturais promovidos pela FUNCEB/SecultBA, com oportunidade de os presentes terem orientações e tirarem dúvidas sobre eles. Depois, foram formados grupos de conversa por setor, para discussões específicas sobre as demandas de cada área, conduzidos pelos coordenadores das linguagens.
O encerramento do encontro foi marcado com mais música, desta vez com a Orquestra de Cordas Lira de Ouro, com jovens músicos sob a regência de Vinícius Batista.
|
A Filarmônica 30 de Junho nos recebe em sua casa e apresenta canções da música popular brasileira
[Foto por Alex Oliveira] |
|
A Orquestra de Cordas Lira de Ouro tocou no encerramento do encontro
[Foto por Alex Oliveira] |